Ilhabela, conhecida como a “Capital da Vela”, espera um público estimado em 80 mil pessoas nas férias, cuja maior parte deverá prestigiar a 35.ª Semana Internacional de Vela, que neste ano estará sendo disputada entre os dias 6 a 12 de julho. A Semana de Vela é um importante evento que proporciona um aquecimento do turismo no município na baixa temporada, beneficiando o trade e comércio local.
O evento faz parte do circuito dos mais importantes torneios de vela internacionais como Rolex Farr 40 World Championship, Maxi Yacht Rolex Cup, Rolex Swan Cup, Rolex TP 52 Global Championship e Rolex Sydney Hobart Yacht Race. Na América Latina, já faz parte deste grupo o Circuito Atlântico Sul Rolex Cup e Offshore Race Rolex Buenos Aires — Rio de Janeiro.
Os veleiros brasileiros tentarão recuperar a hegemonia na competição, perdida nos últimos dois anos. Em 2006, a vitória foi do barco uruguaio “Memo Memulini” e no ano passado o vencedor foi o argentino “Personal”.
Barcos campeões estão confirmados com destaque para “Mitsubishi Motors/Gol”, do comandante Eduardo Souza Ramos; “Handycam”, de Marcos Ferrari, o Pará; “Loyal”, de Marcelo Massa; além de “Touché Super Banco Safra” e “Asa Alumínio”, projetos modernos de 46 pés do estaleiro Bottin & Carkreck, entre outros.
Os argentinos deverão, mais uma vez, ser representados por uma flotilha forte. A organização espera a participação de pelo menos 15 veleiros. “Matrero” e “MSC Tango”, por exemplo, foram os primeiros a garantir presença no evento. “Matrero” é o atual pentacampeão da classe ORC Club.
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá novamente apoio da Marinha do Brasil, que terá seguinte flotilha: uma fragata (no 1° dia); um navio patrulha, (apoio à Regata Alcatrazes por BE); um helicóptero; e um médico embarcado em um bote da organização (todos os dias).
O evento será palco da 2.ª etapa do 12.º campeonato sul-americano
de ORC Internacional e ORC Club, organizado em conjunto com
o Yacht Club Argentino e o Iate Clube de Punta del Este,
que realizaram a primeira etapa do evento em janeiro, no balneário
uruguaio.
DESTAQUES SEMANA INTERNACIONAL DE VELA ILHABELA (SIVI) 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário