Translate

01/03/23

Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda Celebrará Missa pelos 25 Anos de Ordenação Diáconal de Sebastião Pereira

 Reportagem: Edson Souza / Fotografias: Giliard Miguel

No mês de março, a paróquia Nossa Senhora d'Ajuda e Bonsucesso de Ilhabela comemorará os 25 anos de ordenação diaconal do diácono Sebastião Pereira da Silva Filho. A cerimônia terá lugar no sábado (18/03), às 19h30, na capela de São João Batista, no bairro do Perequê, cuja missa será presidida pelo pároco Mateus Martins de Almeida.

O encontro contará com a presença de amigos, paroquianos e familiares, que terão a oportunidade de agradecê-lo pelos anos de trabalho junto à comunidade católica. Na vida pastoral, o diácono sempre teve uma presença marcante como colaborador da missão Evangelizadora, auxiliando o pároco nas realizações para casamentos, batizados, bênçãos, catequese e aconselhamento familiar.


"Nessas celebrações pude levar um conforto, uma palavra, para que sentissem a presença de Deus. Cada jornada missionária tem sido de muito aprendizado", disse o diácono. Já o padre enfatiza a importância de se aproximar da comunidade, considerando as necessidades do povo de Deus e, acima de tudo, aprender sempre com os outros.

Os paroquianos de Ilhabela se alegram e o agradece pelo seu (SIM), porque sabem que a vocação é um dom divino e que ele o aceitou. Pereira reforça que é hora de agradecer também a sua família, que participa especialmente de seu ministério. Nela brilha primeiro o seu testemunho de lealdade e compromisso com a evangelização.

A comunidade católica de Ilhabela o agradece por tudo o que faz pela sociedade. Que nosso Senhor o abençoe, inspire e ilumine.

A Trajetória

Nascido em 24 de julho de 1958 em Guaratinguetá, Sebastião Pereira da Silva é filho de Sebastião Pereira da Silva e Maria Helena Resende da Silva. Foi batizado e crismado na paróquia Imaculada Conceição em Cruzeiro (SP) e completou sua catequese em 1967, na igreja do ‘Puríssimo Coração de Maria’ na cidade onde nasceu.

Na juventude foi coroinha na paróquia de São Benedito onde participou nas Cruzadas e mais tarde integrou um grupo de jovens (Fórmula 'C'), frequentando vários retiros espirituais e juvenis.

Em 23 de agosto de 1980, aos 22 anos, Sebastião casou-se com Maria Benedita Teixeira Pereira da Silva (Kita) na igreja do Puríssimo Coração de Maria, em Guaratinguetá, casamento que rendeu três frutos: Sebastião Pereira da Silva Neto (caçula), Flávio Henrique e Franciane Suzete Pereira da Silva.

Tem quatro netos: Tainara Aparecida Rodrigues Pereira, Ian Lucas Pereira Duarte, Flávio Henrique Pereira da Silva Júnior e José Ricardo Euzébio; e um bisneto: Benício Henrique Aparecido da Silva. 

Mudou-se para Pindamonhangaba em 1982, no distrito de Moreira César, aonde aceitou o chamado do padre Geraldo Carlos da Silva e tornou-se um dos coordenadores da paróquia de São Vicente de Paulo. Nessa época, desenvolveu uma série de trabalhos de conscientização com a comunidade, celebrando missa nas residências uma vez por semana.

Carinhosamente conhecido por todos, Pereira foi durante cinco anos, coordenador do grupo de liturgia da RCC e dos grupos de oração “Perseverança” e “Bules”. Com o pároco Geraldo, participou da organização da Festa do Jardim Padre Rodolfo, cuja renda foi utilizada na construção da Igreja de Santa Cruz e São Benedito, sendo ele um dos fundadores.

Em sua obra missionária, solicitou à prefeitura de Moreira César a construção de um centro comunitário, um campo de esportes e asfaltos para o bairro. Nestas áreas conquistadas realizou missas, encontros com grupos de orações e ações da catequese.


Padre Geraldo, João Bosco, Dom Antônio Affonso, Dom Carmo e diácono Sebastião Pereira - Centro Esportivo 'José Ely Miranda' - (1998).


Ordenação e Primeira Missa

Incentivado pelo pároco, Pereira aceitou a nova jornada e cursou teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, nos anos de 1991 a 1993. Nessa época, concluiu a escola de diaconatos no Seminário Santo Antônio de 1994 a 1997.

Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 07 de março de 1998, no Centro Esportivo: José Ely de Miranda 'Zito', onde estiveram presentes um grande número de familiares, amigos e paroquianos, que vieram parabenizá-lo pela conquista.

A missa foi presidida pelo bispo emérito Dom Antônio Affonso de Miranda, que contou com a presença de diversos padres da região. O bispo realizou durante a cerimônia a imposição da estola e da dalmática, onde Pereira se comprometeu a servir a igreja e o povo de Deus em novas funções.

Naquela época, Dom Carmo João Rhoden, bispo da diocese de Taubaté, conferiu-lhe o primeiro grau do sacramento da Ordem, tornando-o oficial como diácono permanente.

Pereira juntou-se a outros colaboradores na assistência pastoral à paróquia São Vicente de Paulo de Moreira César, auxiliando o dinâmico pároco Geraldo Carlos da Silva em suas diversas funções. Em 1998, celebrou sua primeira missa como diácono em sete de março. Posteriormente, realizou o seu primeiro casamento em 14 de março e o batismo para crianças no dia seguinte naquela paróquia.

As atividades foram apresentadas nos jornais “O Lábaro” e “Distrito News”; especialmente neste último, Pereira atuou como colunista, respondendo a perguntas enviadas por leitores. Já em março do mesmo ano, recebeu a carta de saudações da Câmara Municipal de Pindamonhangaba, parabenizando-o pela nomeação.


Diácono Sebastião Pereira, Bispo Dom José Carlos Chacorowski e Padre Mateus Martins de Almeida - Paróquia Nossa Senhora d'Ajuda em Ilhabela

O Diácono Chanceler

Em 2010, o diácono Pereira foi transferido para a paróquia Nossa Senhora d'Ajuda e Bonsucesso na cidade de Ilhabela. Na equipe é um dos agentes encarregados da preparação para o batismo; auxilia o padre Mateus Martins de Almeida e segue trabalhando na cidade com as pastorais do casamento e da família.

Em um dos vários momentos matrimoniais em Ilhabela, Pereira foi destaque na revista ‘Caras’, que reportou a celebração do casamento da produtora teatral, Isabella Faro de Oliveira com o engenheiro Pedro Leite; filha do ator global Juca de Oliveira, em uma festa que reuniu 200 convidados.

Pela virtude de seu ofício, sem detrimento e de suas demais atribuições, relativas à obra de evangelização na cidade de Ilhabela, o Bispo Dom José Carlos Chacorowski nomeou o diácono Sebastião Pereira, em dezembro de 2016, como “Chanceler” da Diocese de Caraguatatuba, onde exerceu chancelaria até o ano de 2022.

Com este chamado, Pereira espera doar mais de seu tempo para ajudar ao próximo e para a construção do reino e nos deixa o seu lema de ordenação:

“Eis que venho Senhor para fazer a tua vontade”.

Diácono Pereira, Dom Carmo e diácono João Bosco (1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário