Translate

09/06/23

História do Morro Santo Antônio em Caraguatatuba

Por Edson Souza / Especial: Caraguatatuba

Mirante de Santo Antônio (1960) acervo: Salim Jorge Burihan

O Primeiro Monumento

Em Caraguatatuba, a comunidade católica é dedicada ao padroeiro Santo Antônio desde que a primeira capela surgiu no século XVII. Assim, ela acompanha o desenvolvimento da cidade, quando teve início, em 1938, a ligação rodoviária entre o Vale do Paraíba e o litoral norte. Posteriormente, em 1939, foram inaugurados os trechos que levam a São Sebastião, Paraibuna e Ubatuba (1955).

Na década de 1950, o turismo começou a se desenvolver na região, o que atraiu novas empresas para se estabelecerem no litoral. Uma delas foi a Sociedade Imobiliária Vera Cruz S.A.; dona de parte do antigo morro do Engenho Velho. Na época, foi a responsável pela urbanização do bairro de Sumaré, em Caraguatatuba.

Um dos membros dessa sociedade, Wilson Lion de Araújo, manifestou o desejo de homenagear o padroeiro da cidade erguendo um monumento no alto daquele morro. Aqui contou com a ajuda do diretor da empresa, Ivan Ferreira Fonseca, que com Parleta e Lonildo Peixoto, também trabalhadores da Vera Cruz, coordenaram a abertura da estrada até o local escolhido, com o objetivo de colocar lá a imagem do Santo. Essas atividades originaram um nome para o lugar (Morro de Santo Antônio).


A pesquisa sobre a História do Morro Santo Antônio em Caraguatatuba, relacionada nesta postagem, foi arquivada no sistema do Arquivo Ilhabela® para atualizações... Em caso de dúvidas, utilize nossos canais de atendimento para entrar em contato com nossa equipe.  


Por Edson Souza / Especial: Caraguatatuba


Nenhum comentário:

Postar um comentário