Maior
incentivador da vela nacional esteve presente no segundo dia de regatas da
Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
O segundo dia da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela foi marcado pelas homenagens ao atleta olímpico Eduardo Souza Ramos, que deu nome às regatas desta terça-feira (25/7) realizadas no norte da ilha.
Um dos maiores incentivadores da vela nacional, Eduardo Souza Ramos viu de perto a disputa entre os 130 barcos inscritos nesta que é a maior competição náutica da América do Sul e tem como organização o Yacht Club de Ilhabela (YCI).
Souza Ramos é responsável direto pelo desenvolvimento técnico e evolução da modalidade oceano na América do Sul. O velejador, que se aposentou da modalidade aos 79 anos nesta temporada, é também o maior campeão da Semana Internacional de Vela de Ilhabela com 11 conquistas.
''Agradeço a homenagem ser feita em vida, uma regata em meu nome. Minha última Semana de Vela foi no ano passado, com uma disputa acirrada com o Crioula'', disse Eduardo Souza Ramos. ''Nessas 50 edições, uma das que mais me marcou foi à primeira, quando corri de Snipe e, claro, a última em 2022. Para as próximas regatas espero que o número de barcos aumente e que com eles venham novos veleiros de ponta''.
O último projeto de Eduardo Souza Ramos foi o Botin 44 batizado de Phoenix, apontado como um dos mais modernos veleiros de performance da vela oceânica. Hoje, a equipe tem o comando de Fábio Cotrim e Mauro Dottori e está recheada de atletas olímpicos como Jorge Zarif e André Fonseca Bochecha.
''Tive muita sorte na minha trajetória no esporte de ter velejado com táticos como Torben Grael, Robert Scheidt, Mario Buckup e André Bochecha. Foram momentos espetaculares onde eu aprendi muito, tendo contato com as novidades na modalidade. Fábrica de velas com a North Sails e a Quantum que me trouxeram muitos ensinamentos''.
Eduardo Souza Ramos foi porta-bandeira do Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 e conta com resultados expressivos em várias classes olímpicas e de oceano, como Star, Snipe, Hpe 25 e S40. Como patrono da vela nacional, sempre apoiou também por meio da Mitsubishi os maiores eventos da modalidade, sendo a principal patrocinadora da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
''Independente da vertente da vela no Brasil, o Eduardo Souza Ramos ajudou de todas as formas possíveis, sendo velejador de oceano, olímpico e dirigente. Corri com ele no TP52 onda, um projeto que ele era o líder; é o maior incentivador da vela brasileira'', explicou o atleta olímpico Jorge Zarif, que está competindo no Phoenix.
As regatas em Ilhabela (SP) tem o Crioula citado por Souza Ramos em primeiro lugar na classe ORC com 100% de aproveitamento em três provas. A tabela segue com Sandokan da Argentina, Phoenix e Phytoervas na sequência. O campeonato começou no domingo (23) com a Regata 100 anos - Atrevida Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, que teve o Crioula como Fita-Azul chegando após quase 11 horas de percurso. As provas de terça-feira (25) foram de barla-sota, ou seja, entre boias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário