Translate

28/07/23

Palestrantes Apresentaram a Trajetória da Semana Internacional de Vela de Ilhabela no Race Village

 Reportagem: Edson Souza e Giliard Miguel

Na noite de quinta-feira (27), os presentes assistiram a uma palestra sobre o desenvolvimento histórico da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, no palco Race Village, com o jornalista Eduardo Grigaitis e o engenheiro Campos Maia. Na ocasião, o Yacht Club de Ilhabela tradicionalmente organiza o maior evento de vela oceânica da América do Sul no mês de julho.

Em 1969, o Yacht Club de Ilhabela inaugurou sua sede e organizou a Copa de Pesca Submarina, que a cada ano trazia mais gente para o esporte no canal. Assim, o capitão de vela e motonáutica do YCI, Carlos Cyrillo, apresentou aos colaboradores a intenção de organizar um torneio de vela em Ilhabela.

A princípio, pensaram em como convenceriam os velejadores da represa de Guarapiranga a enfrentar horas de estrada com seus monótipos para participar de um torneio em Ilhabela. Logo eles convenceriam vários parceiros da associação entre outros velejadores dos clubes a participar desta nova competição.

Em 1972, o Campeonato Sul-Americano de Optimist foi realizado em Buenos Aires. Tal acontecimento fez com que muitos velejadores treinassem para se preparar para as competições. Os primeiros veleiros da classe optimist chegaram ao Brasil no mesmo ano, onde começaram a treinar na represa de Guarapiranga, em São Paulo.

Os pais, sócios do Yacht Club de Santo Amaro, pensando em melhorar a habilidade náutica dos filhos, decidiram levá-los para o canal de Ilhabela, pois, julho é mês de ventos favoráveis e também mês de férias dos jovens estudantes.

Assim, os tutores contataram Carlos Cyrillo, então proprietário do Hotel Ilhabela, e decidiram passar uma semana na ilha e ficar por lá enquanto acompanhavam os alunos que trafegavam pelo canal com o apoio logístico do YCI.

Um ano depois, em 1973, o Yacht Club de Ilhabela organizou a primeira regata da Semana da Vela no município, pensando nos pais que, por uma semana, acompanharam seus filhos ao treinamento para o campeonato sul-americano de optimist. O clube também estendeu o convite às classes: Pinguim e Snipe.

De 1973 a 2003, o evento foi denominado “Semana de Vela de Ilhabela”. A partir de 2004 é chamada de SIVI — Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Desde então, o evento reúne os maiores nomes do esporte brasileiro, além de um elenco de estrangeiros.

Outro fator importante são os patrocinadores e apoiadores que promovem a realização do evento. Com o objetivo de integrar sucessivamente a população de Ilhabela e os turistas visitantes, a prefeitura criou em julho o ‘Race Village’, com apresentações culturais integradas ao calendário de eventos da cidade.

Detalhes da história da vela de Ilhabela estão expostos em uma exposição no museu náutico da cidade. Nas bibliotecas municipais encontra-se o livro "Yacht Clube Ilhabela: 50 anos" com a pesquisa histórica de Eduardo Grigaitis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário