Por Edson Souza e Arthur Carlos de Freitas
No sábado (16.09.2023), Ilhabela sediou mais uma edição do evento “Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias”, cujas ações realizadas em diversas partes do mundo reuniram voluntários para coletar resíduos que poluem as águas e ferem a natureza.
O Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias é comemorado em todo o mundo desde 1975 e promove a conscientização ambiental, a proteção dos recursos hídricos e o descarte adequado de resíduos.
A colaboração começou em 2008 na Estônia, quando quase 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país em cinco horas. O movimento se espalhou e hoje está representado em mais de 190 países. No Brasil, segundo a organização “Limpa Brasil”, foram coletadas mais de 610 toneladas de resíduos em 2022.
Na ilha, as atividades matinais aconteceram nas praias do Perequê (norte), Praia Grande (sul) e Parque das Cachoeiras, localizado no bairro da Água Branca.
O evento reuniu voluntários entre alunos de escolas da cidade, representantes da equipe Rugby Ilhabela, mergulhadores e membros de organizações conservacionistas.
Durante a programação os presentes participaram de uma oficina de alongamento para os voluntários nos três pontos da ação. Após a coleta dos resíduos, foi apresentado o material e discutido em conjunto a quantidade de objetos descartados incorretamente e os riscos para os animais e para a natureza, decorrentes dos materiais encontrados.
O evento contou com exposição de materiais educativos do Projeto Ilhabela Sem Bitucas, Controle de Vetores de Ilhabela, Instituto Argonauta, do Viva Instituto Verde Azul e demais parceiros. A praia do Perequê recebeu ainda o projeto “Se liga no Lixo!” com a apresentação da peça teatral “Amar o Mar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário