Essa reportagem promove o turismo detalhando uma viagem em um navio de cruzeiro; porém, ressaltamos que cada empresa possui seu perfil e estilo de acordo com políticas e regulamentos, que devem ser consultados pelos viajantes no ato da escolha.
Neste relatório utilizamos o navio MSC “Preziosa” como modelo e toda a viagem foi custeada pelo idealizador do Arquivo Ilhabela®, que não possui vínculos, afiliações ou parcerias com a companhia de cruzeiros. Esperamos sanar dúvidas e curiosidades dos viajantes.
Em português, “vouchers” são documentos ou recibos que comprovam o pagamento e o direito a um serviço, ou produto. Caso o passageiro opte por um pacote de viagem e pague o roteiro pelo site da empresa ou pela agência de viagens, eles entregarão o voucher (documentos) que serão utilizados no check-in (entrada) ao navio.
Este voucher geralmente consiste em etiquetas (para as malas), número da cabine/corredor/andar e seus dados pessoais. Se você comprou sua passagem pelo site, pode imprimir essas informações em uma folha A4, recortar e grampear as etiquetas na sua mala.
Depende da política de cada empresa… Geralmente há um limite de duas malas (60 a 90 kg) por pessoa e uma mochila para cada uma. Ao chegar ao porto de embarque, suas malas serão despachadas e sua mochila ficará com você.
Recomendação: Utilize as malas para guardar roupas e produtos de higiene pessoal (shampoo, sabonete, pasta de dente). Leve seus documentos: carteira, celular, câmera, notebook na mochila, enfim, não guarde aparelhos eletrônicos na mala. Imagine que pode acontecer um incidente com eles durante o transporte e você não gostaria de nenhum dano, certo?
Lembre-se que é uma boa ideia deixar suas malas pré-etiquetadas para facilitar o check-in no porto. A agência de viagens fornece essas etiquetas com o voucher. Ah! Compre um cadeado e tranque as malas, segurança nunca é demais.
A equipe do navio pegará as malas e as deixará em sua cabine… Ao despachar suas malas, você fará o check-in na recepção do porto. Nessa parte eles tiram uma foto do seu rosto e após verificar as informações (dependendo da empresa) você ganhará um cartão que funcionará para abrir e fechar a sua cabine.
Roupas de cama não são obrigatórios: lençóis, fronhas, cobertores e toalhas já estão incluídos... Toalhas (coloridas) para praia e piscina e as (neutras) para o banho já estão no armário do quarto. Depois do uso elas podem ser deixadas no banheiro da cabine; durante o serviço de quarto elas serão substituídas por peças limpas e higienizadas.
Comida e bebida já estão disponíveis a bordo. Geralmente itens alimentícios são proibidos mesmo quando o navio faz escala nas cidades; você pode aproveitar esses passeios em terra, mas evite levar comida e bebida a bordo.
Ao comprar recordações nas cidades que você visita evite objetos pontiagudos. Ao retornar dos passeios, compras e passageiros são submetidos a uma inspeção. Estes procedimentos são obrigatórios e seguem todas as normas internacionais de segurança.
No Brasil, é comum ver estrangeiros comprarem caixas de chocolate e levá-las em grandes quantidades para o navio, mas ressaltamos outra vez que cada empresa segue uma política de funcionamento, que o passageiro deve consultar antes da viagem.
Traga vestimentas normais do dia a dia, principalmente chinelos e roupas leves para passear pelo navio ou pelas cidades que visitar… Calçados, meias, blusas, calças… Considere o itinerário do navio; lembrando que os quartos possuem controle de aquecimento e refrigeração.
Cada companhia oferece um cronograma festivo, com o qual o passageiro deve se familiarizar antes de embarcar no navio. Essas festas são gratuitas e tradicionalmente sugerem que roupa vestir; no entanto, não são obrigatórias, as dinâmicas são opcionais. Você escolhe se quer ir ou como se vestir.
Alguns exemplos incluem a Festa do Branco (roupas nesta tonalidade); a Noite Italiana (recomendação das cores vermelha e verde); o tema Sertanejo, o Coquetel com o Comandante (sugestões de trajes formais).
Ressaltamos que são apenas recomendações; você pode usar bermuda e chinelo nas festas, nos restaurantes ou na viagem toda se assim preferir.
Sempre enfatizamos os princípios de funcionamento de cada empresa… Os cruzeiros são cidades estrangeiras, então use dólares, pesos ou euros, mas os brasileiros também podem usar reais no navio. Contudo, todas as cobranças a bordo são em dólares. Você pode pagar uma bebida (refrigerante, vinho, cerveja) na moeda do seu país; a conversão é feita instantaneamente.
Nossa experiência viajando com a MSC foi à seguinte… O cartão da cabine (quarto) também é uma espécie de conta bancária para uso a bordo. Todas as compras efetuadas no navio são pagas com ele — chocolates, bebidas, roupas, perfumes, fotos, etc. — nessas lojas não se usa dinheiro, você apresenta o cartão em vez da moeda.
O vendedor entrega os produtos e depois escaneia seu cartão e as contas ficam em seu cadastro. Para pagar, deverá dirigir-se à recepção do navio e apresentar o seu cartão para efetuar o pagamento. Para evitar idas e vindas, depositamos um valor “X”, que foi adicionado a este cartão.
As contas podem ser pagas na recepção no final do dia ou da viagem. Recomendamos não deixar para última hora por conta das filas… Ah! Algumas companhias não fazem reembolso. Se você inserir créditos no cartão e não utilizar o saldo total, o sistema não devolve o dinheiro ao fim da viagem, então terá que gastar o restante nas lojas.
Ao entrar no navio considere-se num país estrangeiro, mas não precisa saber outro idioma, os cruzeiros dispõem de cardápios e placas informativas em vários idiomas e pessoal bilíngue que o ajudaram se precisar… Já brincou de mímica na escola? Ótimo, você já está pronto para se comunicar lá dentro :)
Ao viajar em cruzeiro (café da manhã, almoço, chá da tarde, jantar e lanche da madrugada) já estão inclusos no pacote. Uma programação com todos os horários, número do andar e nome do refeitório onde você poderá comer será entregue em sua cabine, é só decorar e pronto!
Além desses pontos gratuitos (já inclusos no pacote), as empresas também contam com outras opções privativas, com restaurantes especializados e cardápios exclusivos para quem deseja vivenciar outras experiências gastronômicas mediante pagamento à parte.
Nossa experiência viajando com a MSC foi esta… O refeitório de cortesia funcionava com self-service das seis da manhã às 2h30 da madrugada. Bastava pegar uma bandeja e passear pelo grande salão escolhendo o que comer: refeições, massas, doces ou salgados, café, sucos, leite, etc.
Refrigerantes e bebidas alcoólicas não estão incluídos no pacote de viagem (somente em categorias especiais), mas você pode, por exemplo, solicitar um menu e comprá-las separadamente, caso contrário (água, leite, café, chá e gelo) estão disponíveis gratuitamente nas máquinas.
Naturalmente há um frigobar com alguns itens na sua cabine, você pode consumir se desejar, ciente de que estes produtos serão registrados no seu cadastro para pagamento no fim da viagem. O abastecimento e a conferência desses itens acontecem durante o serviço de quarto... Espaços como SPA (sauna, massagens, barbearia), lavanderia, excursões exigem o pagamento de uma taxa (depende do pacote de viagens que você comprou).
Para quem quer fazer um cruzeiro econômico, não há necessidade de gastar dinheiro no navio, pois, quase tudo já está incluso no pacote de viagem: cinema, piscina, teatro. Seu trabalho é economizar para gastar nas cidades que visitará durante as escalas incluídas no seu roteiro.
Não! Você pode passear a bordo em qualquer horário do dia ou da noite. Sempre encontrará as equipes limpando e organizando as instalações. Ressaltamos que algumas áreas de entretenimento fecham (piscina, teatro), mas os ambientes podem ser visitados. Então, amantes da vida noturna, não se preocupem, aproveitem o turno da noite para conhecer o navio e tirar fotos de recordação.
90% do que tem na cidade tem no navio… Galerias que vendem roupas, ursos de pelúcia, souvenirs, perfumaria, joalheria, lembrancinhas, bebidas, fotografias, lavanderias, docerias, adegas, play house, bares, restaurantes, cibercafés, etc.
Sim! Existem tomadas para carregamento de aparelhos eletrônicos nos quartos (cabines) do navio, mas verifique com sua agência de viagens qual voltagem a empresa utiliza a bordo. Atualmente, os aparelhos existentes no mercado são configurados com duas tensões (110w ou 220w), mas as tomadas podem ter plugues diferentes: bifásicos ou trifásicos. Na dúvida, leve um adaptador de tomada universal.
Sim! Use sua maquina fotográfica ou celular quantas vezes quiser no navio, porque no final das contas, viajar é criar momentos para relembrar e compartilhar. Se você se sentir confortável, peça a alguém para registrar você ou seu grupo.
Atenção! Não é permitida a filmagem de espetáculos teatrais ou jogos no cassino. Contudo, não encontramos resistência ao fotografar nessas salas. Recomendamos perguntar aos funcionários sobre as políticas e restrições de uso de aparelhos nestes ambientes.
Ah! É natural ser abordado por fotógrafos profissionais nos cruzeiros. Faça a sua melhor pose! Eles fazem o ‘clique’ e vão. No entanto, essas imagens não são fornecidas a você; mas se desejar obtê-las, estará à venda na loja do navio. Você pode comprá-las ou não.
Você poderá tirar uma foto com o capitão durante a programação da Noite de Gala, mas não pode fazê-lo com seu equipamento, então se o momento for registrado e você quiser como lembrança, certamente encontrará o álbum disponível para venda.
De acordo com a legislação local num. 9294/96, art. 2, fumar (cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumigeno, derivado ou não do tabaco. Incluindo cigarros eletrônicos) não é permitido dentro do navio durante a permanência no porto.
Durante a navegação é permitida fumar em áreas externas destinadas aos fumantes (verificar na embarcação quais são os pontos). Utilize os cinzeiros à disposição e nunca jogue cigarros no mar. Não é permitido fumar em nenhum momento nos quartos ou sacadas das cabines.
Nenhum comentário:
Postar um comentário