Por Edson Souza
Segundo a produtora “AF Cinema e Vídeo” responsável pelo filme, o objetivo era fazer com que a caravela se parecesse com a Nau original do século XVI usado por Pedro Álvares Cabral a caminho do Brasil.
No século XVI, as diferenças entre Caravela e Nau eram o tamanho. O comprimento da caravela era menor e tinha dois mastros; já as Naus tinham formato redondo, três mastros e uma mistura de velas triangulares e redondas que davam mais velocidade e permitiam ancorar próximo ao continente.
A equipe de produção do filme disse, na época, que o navio estava na cidade do Rio de Janeiro e foi transferido para São Sebastião porque não havia local adequado para ela em Ubatuba. A embarcação foi construída em 1999 para participar dos 500 anos do descobrimento do Brasil, mas teve problemas técnicos em um de seus dois motores e não participou do evento.
Dirigido por Alain Fresnot, o filme (Desmundo) é baseado na obra de Ana Miranda, que conta a história de Oribela, uma jovem órfã portuguesa que é enviada contra a sua vontade para o Brasil em 1550. A história é baseada numa carta do jesuíta Manuel da (Nóbrega), enviada a Portugal pedindo que fossem mandadas jovens órfãs para se casarem com os colonos.
Em Ubatuba as filmagens duraram 10 meses e custaram cerca de seis milhões. Estas foram obtidas por leis de incentivo e patrocinadores. No elenco está Caco Ciocler, Osmar Prado, Simone Spoladore, Beatriz Segall, Cacá Rosset e assim por diante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário