Translate

17/02/24

Usina ‘Paga Dinheiro’ em Ilhabela

 Por Edson Souza

Em 1920, o vereador Ângelo Cappa, apresentou à mesa da Câmara de Villa Bella o Projeto tratando-se da iluminação pública da cidade, que foi aprovado por unanimidade. No mesmo ano, o presidente do legislativo, que tinha também a função de prefeito, comprou pela quantia de 5.324$550 os equipamentos para a instalação da primeira usina hidroelétrica em Villa Bella.

O maquinário da usina foi montado num galpão ao final da Rua Alzira Siqueira Reale, na Vila. A inauguração foi em 12 de maio de 1922, com a presença das autoridades locais.

O gerador trabalhava usando a força das águas da cachoeira Nossa Senhora d'Ajuda. A Câmara contratou um zelador responsabilizando este pela manutenção do equipamento... As chaves do gerador eram acionadas às 18h30 e desligadas às seis da manhã. O funcionário fiscalizava os postes da praça e das ruas do vilarejo, assim, também observava o nível do vale acerca da cachoeira.

Com o tempo, a precária usina já não supria as necessidades do vilarejo, o consumo aumentara causando o desligamento do maquinário e o seu mau funcionamento. Assim, atendendo a situação, o Governador Jânio Quadros determinou os estudos para uma nova usina hidroelétrica que atendesse a um serviço de luz e força eficiente e econômico.

Em 1959, a nova hidroelétrica, construída no bairro da Água Branca, tornou-se a única e principal usina de Ilhabela. Contudo, a Usina na Vila foi abandonada com todo o maquinário no local. A estrutura dessa hidroelétrica resistiu até julho de 2020, quando então foi demolida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário