Por Edson Souza
Foi publicado na quinta-feira (2) o Edital 42/2024 referente à concessão de uso e exploração comercial dos boxes do Mercado do Peixe em Ilhabela. A iniciativa visa impulsionar a economia dos moradores de baixa renda e fortalecer a pesca artesanal, crucial para a sustentabilidade econômica das comunidades tradicionais de Ilhabela.
Para garantir a igualdade de oportunidades na apresentação de propostas, foi estabelecido um subsídio (mensal) de R$ 500. Essa medida oportuniza aos pescadores de participarem no processo de seleção, possibilitando aos beneficiados o custeio das taxas administrativas.
A municipalidade compromete-se em garantir o uso e a exploração comercial dos espaços do mercado aos pescadores artesanais, para que possam vender o seu produto diretamente à população. Isto incentiva a criação de empregos diretos / indiretos e garante aos produtores um valor justo pelo seu trabalho para que a população possa obter pescados a preços competitivos.
Os interessados em obter mais informações devem dirigir-se à Secretaria Municipal das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura de Ilhabela, localizado na Avenida São João, 268 — Perequê.
Inaugurado em março (2024) com o nome de Leovaldo Barbosa dos Santos (Seu Orlando), o Mercado do Peixe em Ilhabela beneficia pescadores artesanais, promovendo mais um atrativo no centro comercial da cidade, que contribui para a economia local.
O espaço dispõe de nove estandes disponíveis para associações e pescadores,
composto por três quiosques, onde funcionarão restaurantes, câmara frigorífica e
um elevador panorâmico que garante a acessibilidade no interior do edifício. A
área externa do mercado está voltada para esportes, com pista de skate e
espaço reservado para kitesurfistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário