Por Edson Souza
A 51.ª Semana de Monotipos em Ilhabela acontecerá de 11 a 14 de julho e será o ponto de partida de uma série de regatas para velejadores. As atividades seguem até o dia 27 do mês, quando se encerra a já tradicional Semana Internacional de Vela de Ilhabela, para veleiros de oceano, organizada todos os anos pelo Yacht Club de Ilhabela.
No canal da Ilha de São Sebastião eles se multiplicam e, a cada ano, dezenas de praticantes se reúnem para competir nas principais regatas de classes convidadas como Optimist, Dingue, ILCA 4/6/7 (Laser 4.7, Radial e Standard), Snipe, 420, Open Bic, Kitesurf Hidrofoil, Finn, Hobie Cat 16, Wing Foil, STAR e HPE 25.
As classificações são válidas para o Campeonato Sudeste Brasileiro da Classe Dingue e também para a segunda etapa do Brasileiro da Classe Wing Foil Race.
Alguns dos melhores velejadores do país já competiram em edições anteriores, entre eles Robert Scheidt, Cláudio Cardoso, Bruno Prada, Jorge Zarif, Mauricio Santa Cruz e Kiko Pelicano; abrilhantando ainda mais o evento que terá como sede a Escola Municipal de Vela “Lars Grael” — Avenida Santos Dumont, S/N.º — Pequeá.
Vocabulário especializado, meteorologia, física, geografia, ordem, disciplina e inevitavelmente matemática são características do esporte, mas o grande mérito é a contemplação da natureza, pedindo paciência e conversas internas quando o vento diminui.
A Semana de Monotipos é um espetáculo de surpresas a cada momento, na aproximação de um cardume de golfinhos, na visita de uma tartaruga, como também nas lições colocadas nas linhas de encontro entre o céu e o mar. Nessa infinidade de aventuras e emoções, a solidariedade é a regra para quem sabe que navegar é preciso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário