Por: Edson Souza e Giliard Miguel
Na última sexta-feira (22), o Governo de São Paulo anunciou, por meio do Diário Oficial, a abertura de uma consulta pública para receber sugestões e contribuições da população acerca do projeto de parceria público-privada (PPP).
As ações estão voltadas para a operação, manutenção e investimentos relacionados à exploração do sistema de travessias hídricas sob a responsabilidade do Estado.
Dentre as travessias previstas para concessão, destacam-se a do litoral norte, que liga São Sebastião a Ilhabela, e a que atravessa a represa de Paraibuna, entre Paraibuna e Natividade da Serra.
A concessão do Sistema de Travessias Hídricas do Estado integra o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) e abrange a operação, manutenção e exploração de 14 linhas aquaviárias.
Destas, 8 são litorâneas (gestão do Departamento Hidroviário nas regiões norte, central e sul do litoral paulista), 3 pertencem ao sistema de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia e 3 estão no Reservatório de Paraibuna. Juntas, essas linhas atendem mais de 50 mil usuários por dia.
As 14 linhas a serem implementadas incluem: São Sebastião-Ilhabela; Santos-Vicente de Carvalho; Santos-Guarujá; Bertioga-Guarujá; Cananeia-Continente; Cananeia-Ilha Comprida; Cananeia-Ariri; Iguape-Jureia; Bororé-Grajaú; Taquacetuba-Bororé; João Basso-Taquacetuba; Porto Paraitinga; Porto Varginha; e Porto Natividade da Serra.
A proposta do Governo de São Paulo contempla a renovação total da frota, a criação de 20 novos terminais e a ampliação ou reforma dos já existentes; uma diminuição do tempo de espera (melhorando a qualidade do serviço); além da eletrificação das travessias.
O investimento previsto ultrapassa R$ 1 bilhão, e a previsão de demanda para 2050 é de 22 milhões de passageiros. Quanto à tarifa, o valor permanecerá inalterado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário