Por Edson Souza e Giliard Miguel
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Hidroviário (DH) e da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), entregaram na quarta-feira (6), em Ilhabela, a reforma dos flutuantes da travessia que interliga os municípios de São Sebastião e Ilhabela.
“Com investimento total de R$ 13,8 milhões, as estruturas passaram por reforma geral, com substituição de chapas, perfis de aço, guarda-corpos, verdugos, além de tratamento superficial e pintura, trazendo mais segurança aos usuários da travessia”, explicou o subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim.
Também houve reparo de pavimento e reforma das pontes de embarque e desembarque de passageiros, com substituição das pranchas de madeira e elementos de fixação, e dos dolphins, incluindo serviços de reparos em concreto estrutural, jateamento e pintura, substituição das defensas e elementos de fixação.
Aproveitando a presença do subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim e o diretor Técnico do DH, Agnaldo Gonçalves de Almeida Jr., o prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci, comentou que a cidade está torcendo para ter uma temporada melhor, cobrando a volta da balsa FB-30. Segundo Denis, a embarcação estará de volta ao sistema de travessia em 15 de dezembro 2024.
“O atraso nas obras nos deixou descontentes, mas mantemos a confiança no empenho do governador em relação às melhorias na travessia”, afirmou Colucci: — Estamos monitorando os processos referentes à ampliação do Porto de São Sebastião e precisamos discutir onde será instalado o novo atracadouro. Temos cumprido nossa parte, ao contrário da prefeitura de São Sebastião, que se afastou da questão da travessia, a ponto de ser a prefeitura de Ilhabela que arca até com os custos da tenda no terminal de passageiros do outro lado. Dessa forma, como ficará a privatização, a concessão do porto e quais serão as suas consequências para a atracação das balsas lá?
Durante a reunião, o prefeito compartilhou as melhorias implementadas pela prefeitura de Ilhabela entre 2009 e 2012 no bolsão de embarque, incluindo um novo local para as filas, o terminal de pedestres e a renovação dos banheiros. Ações que não têm se refletido na cidade vizinha, que ainda possui uma estrutura inadequada para atender os usuários.
Operação de Caminhões
O diretor Técnico do DH, Agnaldo Gonçalves de Almeida Jr., solicitou ao prefeito a elaboração de uma estratégia para a operação de caminhões durante a temporada de verão, propondo uma nova adequação de horários que atenda à categoria na virada do ano. Colucci ressaltou que a proposta atual favoreceu tanto os moradores quanto os turistas, mas que está aberto ao diálogo para a implementação de uma nova estratégia que também possa beneficiá-los.
Estudo da Dragagem
Em relação ao estudo da dragagem para o novo ponto de atracação, o subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim, comentou que o projeto executivo já está concluído, e a CESTEB já emitiu a dispensa de licenciamento, avançando agora para a fase de contratação. Ele ainda assegurou que, mesmo com a empresa atuando, este projeto não impactará a rotina do sistema de travessia de balsas.
Catamarãs.
O prefeito de Ilhabela questionou sobre o retorno das lanchas LS02 e LS05 que foram levadas em outubro para reforma. Em resposta, o diretor Técnico do DH, disse que estão previstas para retornarem na primeira quinzena de janeiro de 2025.
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